Desafio Natureza nas Cidades convida cidadãos a fazerem registros do meio ambiente

Garoto de 6 anos morre após ser picado por escorpião em Barra Bonita
abril 16, 2018
Araçatuba registra 4 casos de picada de escorpião por dia
abril 16, 2018
Exibir tudo

Desafio Natureza nas Cidades convida cidadãos a fazerem registros do meio ambiente



O Desafio Natureza nas Cidades estimula que as pessoas registrem animais, plantas e outros organismos de sua região
Fotos: Divulgação 

Conectar pessoas à natureza presente nas cidades, empoderando o conhecimento e a valorização da biodiversidade local. Esse é o principal objetivo do Desafio Natureza nas Cidades (City Nature Challenge), que chega em 2018 a mais de 65 cidades de todo o mundo – sete delas no Brasil (Salvador, Manaus, Rio de Janeiro, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis e São Paulo).

Lançado em 2016, como uma iniciativa das pesquisadoras Lila Higgins, do Museu de Los Angeles de História Natural (NHMLA), e Alison Young, da Academia de Ciências da Califórnia (CAS), o Desafio Natureza nas Cidades estimula que as pessoas registrem animais, plantas e outros organismos de sua região. O concurso começa no dia 27 de abril às 12:01am (no fuso horário local) e termina em 30 de abril às 11:59pm. A cidade vencedora será anunciada no dia 4 de maio.

Alguns dos tratados internacionais mais importantes, como a Convenção sobre Diversidade Biológica, a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção e a Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres enfatizam a necessidade de registrar e acompanhar mudanças no estado da biodiversidade global. Além disso, uma das principais funções do Painel Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da ONU é “realizar avaliações periódicas do conhecimento sobre a biodiversidade”.

 desafio-ecod.jpg

Já é estimado que este ano sejam registradas mais de 500 mil fotografias por, pelo menos, 10.000 participantes de todo o mundo

Para atingir estas metas globais é imprescindível que governos, organizações não-governamentais e sociedade apoiem e estimulem iniciativas inovadoras voltadas ao envolvimento do grande público na coleta de dados e monitoramento da biodiversidade. Esta é a revolução da ciência cidadã na qual cientistas coordenam projetos voltados a integrar toda a sociedade na coleta de dados ambientais enquanto se dedicam igualmente a comunicar ciência de forma aberta e acessível.

Envolvimento com a natureza
A ação global convoca todas as pessoas, de todas as idades, entusiastas e ativistas dedicados a conservação da natureza, aqueles que desejam um dia se tornar cientistas atuantes na área, curiosos e marinheiros de primeira viagem a observar, registrar e submeter as fotos entre 27 e 30 de abril por meio da plataforma e aplicativo oficial do evento: o iNaturalist. Os participantes do desafio poderão ainda participar das identificações de todos os registros, auxiliados por um time de voluntários da comunidade online, entre os dias 1º e 3 de Maio.

Este ano, o Desafio Natureza nas Cidades inicia sua expansão se tornando um programa global e é lançado no Brasil graças a uma parceria entre as pesquisadoras americanas Lila Higgins e Alison Young, e o pesquisador em Conservação da Biodiversidade, Sandro Von Matter, brasileiro que é um dos maiores especialistas em Ciência Cidadã do país.

coruja-ecod.jpg

“Já é estimado que este ano sejam registradas mais de 500 mil fotografias por, pelo menos, 10.000 participantes de todo o mundo. Os registros contendo nomes e localidades das espécies serão imediatamente depositados no Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade, o “Global Biodiversity Information Facility”, uma organização internacional dedicada à disponibilização de dados sobre biodiversidade. Os direitos sobre as fotografias permanecem sendo inteiramente de propriedade dos participantes que poderão optar por diferentes licenças de uso para suas fotos, seguindo o padrão Creative Commons ou, simplesmente, não autorizando o uso em nenhuma circunstância”, explica Von Matter.

Participar é muito simples:

1. Crie sua conta gratuita em segundos no Inaturalist para participar do desafio. Visite inaturalist.org do seu navegador, ou faça o download do aplicativo diretamente da Apple App Store ou Google Play.

2. Encontre animais, plantas e outros organismos. Vale qualquer tipo de planta, árvore, flor, capim, além de musgos, fungos, líquens, ou qualquer tipo de animal, como aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, moluscos, insetos, aracnídeos, vermes e protozoários. Ou seja, basicamente, qualquer forma de vida nativa de sua região. Evidências de vida selvagem (pegadas, conchas, penas, pelos e até animais mortos) também são bem-vindas.

3. Tire uma foto do que encontrou. É essencial que você registre a sua descoberta com uma fotografia e, principalmente, anote o local exato de sua observação. O modo mais fácil é utilizando o aplicativo, mas, você pode também utilizar sua câmera fotográfica e subir as imagens e dados da localização do registro no portal iNaturalist. Lembre-se: a qualidade da foto não é essencial, o mais importante é o registro e a localização.

4. Inclua suas observações na página de sua cidade. Faça o upload de suas observações em nossa plataforma (iNaturalist), durante os dias do evento (27 a 30 de abril). Acesse a aba cidades do nosso site (www.desafionaturezanascidades.com.br) e envie seus registros diretamente para a área exclusiva de sua cidade inscrita na competição. Você poderá enviar as suas imagens criando uma conta em nossa plataforma de compartilhamento de dados, o iNaturalist, ou diretamente pelo seu smartphone por meio do nosso aplicativo.

Por que participar? Seria impossível para a comunidade de cientistas investigar todas cidades do planeta. Por este motivo seu apoio é imprescindível. Durante o “City Nature Challenge”, em 2016, os participantes registraram inúmeras espécies ameaçadas de extinção vivendo em suas cidades, incluindo borboletas, lagartos e até onças. Não perca a chance de mostra ao mundo que o Brasil é campeão em biodiversidade. Participe!

EcoDesenvolvimento.org – Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Wander Delgado
Wander Delgado
Químico, especialista em meio ambiente e gestão de resíduos, contabilidade industrial e viabilidade técnico econômica.