França pode subir em até 10% os impostos sobre produtos que não têm plástico reciclado em embalagem

Votação popular do Prêmio CEBDS de Liderança Feminina termina nesta segunda (20)
agosto 17, 2018
Vídeo: O que é a produção da natureza? por Ignacio Jiménez Pérez
agosto 19, 2018
Exibir tudo

França pode subir em até 10% os impostos sobre produtos que não têm plástico reciclado em embalagem



Materiais recicláveis devem ser separados para a coleta seletiva
Foto: Pixabay/Divulgação

A França pretende aplicar diferentes taxas sobre produtos com embalagem feita de plástico reciclado ou não a partir de 2019. A medida é parte do plano anunciado pelo governo do presidente Emmanuel Macron de utilizar apenas plástico reciclado no país até 2025.

De acordo com a proposta, até 10% do preço do produto seriam adicionados ou subtraídos do imposto sobre o valor agregado (IVA) dependendo do uso ou não de plástico reciclado, disse a secretária de Estado de Transição Ecológica, Brune Poirson, em entrevista publicada no dia 12 de agosto no Le Journal du Dimanche.

"Quando o plástico não reciclado custar mais, grande parte do excesso de embalagens será eliminado", disse Poirson. "Declarar guerra contra o plástico não basta. Precisamos transformar a economia francesa."

Atualmente, a França recicla cerca de 25% do plástico descartado no país

O consumidor poderá identificar se a embalagem do produto vem de fontes recicláveis ou não por meio de uma etiqueta. A medida é parte de uma série de iniciativas a serem implementadas nos próximos anos, incluindo um esquema de restituição de depósitos pagos por garrafas de plástico.

100% até 2025
Atualmente, a França recicla cerca de 25% do plástico descartado no país, segundo a revista 60 Million Consumers. Em sua companha eleitoral, Macron, prometeu alcançar uma porcentagem de 100% até 2025.

Cortar o uso de plástico descartável é uma prioridade da Comissão Europeia, que anunciou em maio medidas para promover o uso de materiais alternativos e incentivos para empresas.

(Via Deutsche Welle)

EcoDesenvolvimento.org – Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Wander Delgado
Wander Delgado
Químico, especialista em meio ambiente e gestão de resíduos, contabilidade industrial e viabilidade técnico econômica.