Ibama apreende 33 mil litros de agrotóxicos em operação conjunta no RS

Casal vai viajar por todo o Brasil em busca de opções de turismo sustentável
dezembro 2, 2015
Onda de rejeitos da Samarco atingiu 663 km de rios e devastou 1.469 hectares de terras
dezembro 2, 2015
Exibir tudo

Ibama apreende 33 mil litros de agrotóxicos em operação conjunta no RS


Brasília (01/12/2015) – Em parceria com órgãos federais e estaduais, o Ibama realizou ​em novembro operação de fiscalização do uso​ ​de agrotóxicos no Rio Grande do Sul. Foram emitidos 20 autos de infração,​ totalizando R$ 400 mil reais em multas. ​Durante a operação, realizada em dez municípios gaúchos, os fiscais encontraram depósitos ilegais e empresas funcionando sem licença. Foram apreendidos 33 mil litros de agrotóxicos​.

A fiscalização abrangeu 23 propriedades agrícolas​, 5 estabelecimentos comerciais e 20 empresas de aviação agrícola (34 aeronaves)​. Entre as irregularidades, a equipe encontrou documentos de controle obrigatórios incompletos ou não preenchidos. No município de Dom Pedrito, onde foi apurado o envenenamento de 402 pássaros, houve obstrução à fiscalização ​e ameaça de​ homicídio a​ servidores federais. Para​ obter informações que possam subsidiar novos autos de infração, ​o Ibama realizou 56 notificações.

“O objetivo do trabalho integrado​ é dissuadir o uso irregular d​e agrotóxicos e coibir o seu contrabando. O Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de agrotóxicos e o RS, neste contexto, ocupa posição de destaque. É o quarto estado em utilização de agrotóxicos e o primeiro em quantidade de uso de venenos por hectare”, disse o coordenador-​geral de Fiscalização Ambiental​ do Ibama, Jair Schmitt​. “Historicamente​, está entre os estados com maior número de apreensões de veneno contrabandeado​.”

As apreensões de agrotóxicos ilegais, que chegam principalmente do Uruguai e do Paraguai, aumentaram nos últimos anos. ​Esses produtos podem levar à contaminação de pessoas, ​da ​fauna, ​da ​flora,​ do solo e​ dos recursos hídricos​.

Participaram da operação​ servidores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ​d​a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEPAM), ​d​o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), ​d​o Ministério Público Federal (MPF), ​d​o Ministério Público do ​Estado (MPE-RS), ​d​a Polícia Civil(PC-RS)​ e ​d​a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação​ (Seapi). ​O fiscalização nos 10 municípios foi um iniciativa de órgãos da Comissão Permanente de Controle e Fiscalização do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA).

Assessoria de Comunicação do Ibama
(61) 3316 1015



Source link

Wander Delgado
Wander Delgado
Químico, especialista em meio ambiente e gestão de resíduos, contabilidade industrial e viabilidade técnico econômica.