Ibama e ICMBio desmantelam garimpo do rio Boia, no Amazonas

Frio recorde varre o leste dos EUA e prejudica tráfegos
agosto 24, 2015
Incêndio destrói 90% de reserva florestal na Argentina
agosto 25, 2015
Exibir tudo

Ibama e ICMBio desmantelam garimpo do rio Boia, no Amazonas


Ibama e ICMBio desmantelam garimpo do rio Boia, no Amazonas Organograma - Imprimir Monitoramento Ambiental - E-mail

Manaus (11/08/2015) – Durante ação conjunta de fiscalização, agentes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio de policiais do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, apreenderam quatro balsas de dragagem mineral



, quatro empurradores, 1,04 kg de ouro e uma voadeira com motor de 40 hp que realizavam atividades garimpeiras clandestinas no rio Boia, município de Jutaí/AM. Os infratores envolvidos na atividade foram multados em R$ 27 milhões.

 

 

O garimpo do rio Boia tem causado graves impactos ambientais ao leito do rio, como alteração de meandros, sedimentação e assoreamento. Além disso, também tem provocado poluição e contaminação das águas por uso de mercúrio metálico, mortandade de peixes e destruição de matas ciliares.

O Ibama e o ICMBio continuarão monitorando a região para impedir o retorno das atividades garimpeiras ilegais e assegurar a regeneração natural das áreas impactadas, que estão próximas da Estação Ecológica Jutaí-Solimões, da Reserva Extrativista Rio Jutaí e da Terra Indígena do Rio Biá.

Geandro Pantoja
Ibama/AM
Fotos: Helder Oliveira/ICMBio



Source link

Wander Delgado
Wander Delgado

Químico, especialista em meio ambiente e gestão de resíduos, contabilidade industrial e viabilidade técnico econômica.

Deixe uma resposta