Ibama faz operação para coibir desmatamento na Amazônia

João Pessoa é uma das três capitais do país com baixa infestação do Aedes aegypti
junho 14, 2018
Goiânia está em risco para surto de dengue, diz Ministério da Saúde
junho 14, 2018
Exibir tudo

Ibama faz operação para coibir desmatamento na Amazônia


Desmatamento feito por correntão no Mato Grosso. Foto: Mayke Toscano/Gcom-M.

Uma atuação conjunta para combater o desmatamento ilegal na Amazônia aconteceu na terça-feira (12), no município de Tapurah, norte de Mato Grosso. Agentes do Ibama, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso e Força Nacional flagraram o corte raso de 160 hectares de área de Reserva Legal por correntão, técnica de desmatamento que possibilita a rápida extração de vegetação nativa por meio da utilização de correntes presas a tratores.

O desmatamento foi identificado através de imagens por satélite. A Operação Estanque resultou na apreensão de 267 metros cúbicos de madeira das espécies sucupira, cambará, cumaru e cedrão, volume correspondente a 12 caminhões carregados. Também foram apreendidos um caminhão, pá carregadeira, moto, motosserras, e documentos que comprovam saída de madeira e transação bancária.

Transporte sem Guia Florestal

Durante a operação, um caminhão sem Guia Florestal válida foi apreendido. No interior do veículo, os agentes encontraram 40 toras da espécie cambará, madeira de alta resistência usada na construção civil e para a fabricação de móveis. As toras foram apreendidas e a fazenda responsável pela madeira foi embargada e autuada em R$ 212 mil pelo transporte sem guia florestal válida, inserção de informações falsas no sistema de controle florestal do estado (Sisflora 2.0) e Plano de Manejo Florestal Sustentável em desacordo com a legislação ambiental. Uma serraria foi multada em R$ 62 mil pelo recebimento da carga.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ibama

 

Leia Também

Mato Grosso e Pará, os campeões de desmatamento na Amazônia

O que é Reserva Legal

Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia

 

Wander Delgado
Wander Delgado
Químico, especialista em meio ambiente e gestão de resíduos, contabilidade industrial e viabilidade técnico econômica.