Ibama inicia operação Olimpíada nos aeroportos

Baía de Guanabara: ecobarreiras reduzem vexame olímpico
agosto 1, 2016
TED Bandi Mbubi: Comércio justo na telefonia celular
agosto 2, 2016
Exibir tudo

Ibama inicia operação Olimpíada nos aeroportos


Rio de Janeiro (01/08/2016) – O Ibama começa a monitorar a partir desta segunda-feira (01/08) os cerca de dois mil embarques e desembarques de voos internacionais previstos para ocorrer durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Com a operação, que reforçou o número de agentes de fiscalização nos principais aeroportos do circuito olímpico, o Instituto quer evitar que passageiros ingressem no País com plantas, animais exóticos ou substâncias que ameacem o meio ambiente na bagagem, ou retornem dos Jogos levando para o exterior componentes da biodiversidade brasileira.

No alvo principal do Ibama estão o tráfico de animais silvestres, o transporte de exemplares da flora brasileira, a exportação de componentes do patrimônio genético e a circulação de substâncias químicas controladas pelo Instituto, além do porte de artefatos que usam fragmentos de animais nativos protegidos, como cocares indígenas, quadros de borboletas e adornos com penas, ossos e dentes, entre outros.  

A operação prosseguirá até o fim dos Jogos Paralímpicos, em setembro. As ações estão centradas nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Manaus, Galeão e outros estratégicos, além do Porto do Rio. São esses os terminais por onde circulará a maior parte dos cerca de um milhão de viajantes previstos para o período dos Jogos.

“Em um evento deste porte, com pessoas de 205 países, precisamos evitar prejuízos ao meio ambiente. Entre eles, destacam-se os danos à nossa fauna e flora, como a introdução de uma espécie exótica que possa ameaçar os ecossistemas e as espécies nativas, ou o tráfico da biodiversidade brasileira para uso em pesquisas ou mesmo para o desenvolvimento de produtos no exterior”, diz o coordenador-geral de Fiscalização Ambiental do Ibama, Jair Schmitt.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

(61) 3316-1015
Fotos: Vinícius Modesto / Ibama



Source link

Wander Delgado
Wander Delgado
Químico, especialista em meio ambiente e gestão de resíduos, contabilidade industrial e viabilidade técnico econômica.

Deixe uma resposta