Ibama publica manual de conservação e monitoramento de quelônios amazônicos

Ibama realiza seminário sobre uso de software livre para informações geoespaciais
agosto 12, 2016
Unidades de conservação têm plano de combate a incêndios
agosto 13, 2016
Exibir tudo

Ibama publica manual de conservação e monitoramento de quelônios amazônicos


Brasília (12/08/2016) – O Ibama divulgou nesta quinta-feira (11/08) a publicação “Manejo Conservacionista e Monitoramento Populacional de Quelônios Amazônicos”. O manual trata dos aspectos metodológicos para conservação e monitoramento de quelônios amazônicos, e traz informações sobre educação ambiental e participação das comunidades locais no processo.

Foi desenvolvido a partir de trabalhos realizados pelo Projeto Quelônios da Amazônia (PQA), coordenado pelo Ibama. Desde 1979, o programa já realizou a soltura de mais de 70 milhões de tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa), tracajás (Podocnemis unifilis) e pitiús (Podocnemis sextuberculata), que historicamente sofrem grande pressão resultante da caça e da perda ou alteração de habitat.

“O PQA é muito importante porque envolve aspectos socioambientais de monitoramento e conservação a partir do envolvimento das comunidades ribeirinhas nas regiões de ocorrência das espécies”, diz a diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Instituto, Ana Alice Biedzicki de Marques. Onde o projeto é realizado, moradores próximos às áreas de desova monitoram os ovos dos quelônios para garantir uma maior taxa de eclosão. Além disso, cuidam dos filhotes até que tenham condições de serem soltos na natureza, com maior possibilidade de sobrevivência.

Resultado do trabalho conjunto do Ibama com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e instituições de pesquisa, a obra atualiza métodos e pesquisas empregados na conservação dos quelônios amazônicos, tornando-se referência para servidores, pesquisadores e estudantes, entre outros. São nove capítulos que detalham o conhecimento da conservação dos quelônios amazônicos no Brasil; a história natural e a biologia dessas espécies; questões relacionadas ao envolvimento comunitário; e as ações do planejamento ao preparo das áreas de reprodução, passando pelo monitoramento nos locais de desova e durante a incubação dos ovos, até o manejo dos filhotes, dos berçários à soltura.

“A recuperação e manutenção dos índices populacionais de quelônios amazônicos desejáveis está condicionada à continuidade, ao aprimoramento e à ampliação dos trabalhos de proteção, manejo e pesquisa com esses animais. Como toda atividade de gestão ambiental, requer rigoroso planejamento e revisões periódicas dos procedimentos técnico-metodológicos, segundo orientações científicas validadas, e adotados pelas diversas instituições interessadas”, aponta a publicação.

O manual é uma das ações previstas no Plano de Ação Nacional de Quelônios Amazônicos. A editoração foi realizada pelo Centro Nacional de Informação Ambiental (Cnia) do Ibama. Está disponível em formato digital para download gratuito neste link.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

(61) 3316-1015
Foto: Ibama



Source link

Wander Delgado
Wander Delgado
Químico, especialista em meio ambiente e gestão de resíduos, contabilidade industrial e viabilidade técnico econômica.

Deixe uma resposta