Presidente do CBHSF recebe superintendente da Sudene em Maceió

Quarta-feira, 17 de abril de 2019 | CETESB
April 17, 2019
Ministro do Meio Ambiente diz que fusão do ICMBio e Ibama traria 'ganho de sinergia'
April 17, 2019
Exibir tudo

Presidente do CBHSF recebe superintendente da Sudene em Maceió


17/04/2019


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) irá participar como instituição convidada da próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), prevista para o final de maio. Na oportunidade, deverá apresentar uma proposta com os municípios prioritários para receberem o financiamento para plano municipal de saneamento básico. O convite surgiu na tarde desta terça-feira (16 de abril), após o presidente do colegiado, Anivaldo Miranda, receber o superintendente do órgão, Mário Gordilho, na sede do Comitê, em Maceió.


Durante o encontro, Miranda fez uma explanação sobre a gestão do São Francisco e indicou, como uma das prioridades para a região do Baixo São Francisco, a implantação do saneamento básico, como forma de reduzir ao máximo a degradação ambiental. “Qualquer plano de desenvolvimento a ser executado no Nordeste, passa pela questão da água”, defendeu Miranda, diante do representante da Superintendência de Desenvolvimento do nordeste (Sudene) e sua equipe técnica.

O CBHSF pagou pela elaboração de 67 planos municipais de saneamento básico ao longo da bacia hidrográfica. Na semana passada, fez a entrega dos mais recentes, de Canindé de São Francisco (SE) e Jeremoabo e Paulo Afonso, ambos municípios baianos. Na próxima semana, haverá entrega de documentos idênticos a municípios alagoanos. Além disso, está aberto, até o dia 1º de maio, Chamamento Público para manifestação de interesse dos municípios da bacia que quiserem elaborar seus planos. Serão contemplados mais 40 municípios.

Anivaldo Miranda explicou que o CBHSF tem uma atuação institucional e um dos maiores resultados foi a renovação do Plano de Recursos Hídricos da bacia, trabalho que envolveu a participação da população de toda a bacia hidrográfica, órgãos públicos e usuários em geral. Ele também apresentou, em linhas gerais, metas defendidas pelo colegiado, que envolvem dois grandes pactos, o da Legalidade e o das Águas.

A representação da Sudene deverá participar da plenária do Comitê, no final do ano, a fim de apresentar os planos para o Plano Plurianual (PPA), no qual deverão constar as metas de ações. Nelas, poderão constar a implementação do saneamento básico a ser indicado como prioritários pelo Comitê.

Participaram do encontro o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valmir Pedrosa, e os assessores da Sudene, Robson Brandão e Renato Vaz.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Delane Barros
Fotos: Delane Barros

Compartilhe:



Source link

Wander Delgado
Wander Delgado
Químico, especialista em meio ambiente e gestão de resíduos, contabilidade industrial e viabilidade técnico econômica.